Autoconhecimento – o caminho para a vida plena

O autoconhecimento é uma jornada de redescobrimento da sabedoria que desde sempre esteve presente em nós mesmos. É a possibilidade de acessar uma bússola da vida que habita no nosso SER, através de uma busca investigativa do verdadeiro propósito da vida.

A cada nível alcançado do autoconhecimento, há um despertar de uma consciência para uma vida plena e significativa. Possibilitando realizar ações lúcidas que realmente nos sintonizam com o fluxo do Universo, com o propósito de religar o nosso SER com o todo.

Uma vez sintonizados com o Universo, passamos a nos sentir parte dele. Um pertencimento entusiasmado que possibilita a compreensão do mundo e das pessoas que estão a nossa volta, revelando a inocência e a pureza pertencentes ao nosso SER desde a origem da vida.

Autoconhecimento
Fonte: Canva

A bússola da vida

A natureza é a melhor fonte de inspiração e compreensão para o autoconhecimento. A tartaruga marinha, por exemplo, consegue explorar a imensidão dos oceanos sem medo de se perder, pois ela nada por distâncias de até 2000 km e, ainda assim, consegue retornar ao exato local do seu nascimento utilizando unicamente a sua bússola natural.

Desde a origem da vida, a sabedoria natural é parte do nosso SER, afinal, ela é como uma bússola que guia a nossa evolução dentro do perfeito aperfeiçoamento do Universo. Durante a jornada “evolutiva” do ser humano, deixamos de seguir os impulsos da nossa fonte de sabedoria interior, por consequência, a nossa intuição aos poucos foi sendo esquecida e a tirania da mente dominou nosso SER.

Dia após dia, o caminho que nos conecta até a fonte de sabedoria foi deixando de ser utilizado, de tal maneira, que se tornou um lugar perdido dentro do nosso SER. Dessa forma, um jardim precioso ficou esquecido dentro de nós. Ficamos sem a bússola que contém as sábias informações de navegação para uma vida plena e significativa.

Por que não se escolhe o caminho do autoconhecimento?

O caminho do autoconhecimento nem sempre é o escolhido, por ser um caminho de difícil acesso. Durante toda a vida, espalhamos no nosso interior situações que não tivemos sabedoria para compreender e que continuam sendo arrastadas ao longo da vida como: as feridas não curadas; as tristezas e as desilusões sofridas; os medos, as crenças e os preconceitos herdados e tudo o mais que precisou ficar escondido do mundo a nossa volta.

Todo esse entulho emocional dentro de nós, além de provocar o bloqueio até a trilha do autoconhecimento, também desperdiça a nossa vitalidade ao carregarmos um peso desnecessário. Dia após dia, de maneira idêntica, vivemos situações que se repetem e o sentimento de viver sem forças e na contramão de uma vida plena e significativa predomina.

Ao invés de mergulharmos dentro do nosso SER para redescobrir o caminho até o jardim precioso e resgatar a nossa bússola, vamos em busca de um atalho. Olhamos o que outras pessoas estão fazendo, descobrimos meios de hackear os seus hábitos e reproduzi-los em nossas vidas. Mas, mesmo quando se obtém algum resultado, lá no íntimo, ouvimos um eco questionando o verdadeiro propósito da vida.

Como reconstruir o caminho do autoconhecimento?

A reconstrução deste caminho é demorada e cada um deve respeitar o seu próprio tempo. Afinal, muitas barreiras foram erguidas, alguns trechos do caminho foram danificados e outros estão completamente obstruídos. Será inevitável tocar em pontos marcantes da vida, por isso é muito importante escolher ferramentas que realmente consiga dar suporte ao nosso SER em cada nova etapa do caminho.

Os primeiros obstáculos poderão trazer à tona alguma tristeza, e para transpassa-los será necessário ressignificar, aceitar e perdoar o passado. A desconstrução de crenças e preconceitos também é delicado.

Como recompensa, a cada nova etapa do caminho muitos questionamentos começam a ser respondidos, surpreendentemente a ideia de si próprio surge como uma flor de lótus que desabrocha sobre a água e consegue enxergar o Sol de um local que nunca antes tinha sido alcançado, de tal forma que pela primeira vez será possível compreender o Universo e todos aqueles que fazem parte da nossa vida.

Ferramentas de Autoconhecimento

Existem inúmeras ferramentas de auxílio ao autoconhecimento, sobretudo escolha aquela que realmente possui a chave de acesso ao seu interior, por isso deixe a sua sabedoria interior te guiar. Dentre diversas ferramentas eu irei descrever a minha experiência com três delas, no qual me possibilitam a constante revelação do: meu eu do passado, meu eu do presente e o meu eu do futuro.

A constelação familiar é a ferramenta que vai dar leveza para a longa jornada do autoconhecimento. Olhamos através dela para o eu do passado e descobrimos como deixar para trás toda aquela bagagem herdada. Também descobrimos como buscar energia nas raízes da nossa origem, assim como uma árvore que se prepara para a primavera após um longo inverno.

A astrologia é uma ferramenta com a incrível capacidade de traduzir a energia do Cosmos que habita em nós, o eu do presente, de tal modo como um espelho que reflete a nossa imagem. Ela ajuda a responder muitos questionamentos sobre o nosso comportamento e das pessoas que fazem parte da nossa vida. Lembrando que, o que é interpretado através da astrologia não é a causa ou efeito dos acontecimentos, mas sim uma maneira de refletir através de símbolos a energia presente no espaço e tempo interpretado.

A meditação é a ferramenta que nos permite um verdadeiro mergulho interior, inegavelmente possibilita a reintegração dos nossos corpos, de tal modo a preparar o eu do futuro. É através da meditação que o nosso SER consegue redescobrir o caminho para o jardim de sabedoria e assim resgatar de lá a lucidez que nos guiará e libertará o nosso SER da tirania da mente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top